Letras também são vocabulário: alfabetização e CAA caminham juntas
Toda prancha de comunicação, por mais completa que seja, tem um limite: ela só oferece as palavras que alguém escolheu colocar nela. O alfabeto é a única parte do sistema que não tem esse teto. Com as 26 letras, uma pessoa pode dizer o nome do cachorro do vizinho, a marca do tênis que quer de presente, uma gíria nova que ouviu na escola, o nome de um sentimento que ninguém previu. Por isso, na Comunicação Aumentativa e Alternativa, letras não são o capítulo final: elas são parte do vocabulário desde o começo.
O mito dos pré-requisitos
Existe uma ideia antiga e muito persistente de que a pessoa precisa primeiro dominar símbolos, depois demonstrar certas habilidades, e só então ganhar acesso às letras. Na prática, essa espera costuma virar uma fila que nunca anda. Quem não convive com letras não aprende letras, e a falta de aprendizado é usada como prova de que ainda não era hora.
A lógica se inverte quando pensamos assim: o alfabeto está disponível o tempo todo para crianças falantes. Elas veem letras em embalagens, placas, na TV, no nome delas na porta do quarto. Ninguém exige um teste de prontidão antes de deixar uma criança falante brincar com as letras do próprio nome. Quem usa CAA merece o mesmo ambiente rico, na mesma idade.
Letras na prancha desde cedo
Incluir o alfabeto não significa trocar os símbolos por um teclado. Significa somar. Algumas formas de fazer isso:
- Uma página ou área de teclado sempre acessível, alcançável em um ou dois toques a partir da tela principal, e não escondida em camadas profundas.
- Letras visíveis mesmo antes de serem usadas. Assim como deixamos livros ao alcance de bebês que ainda não leem, o teclado pode estar ali, disponível, esperando.
- Atalhos de sons e sílabas, quando fizerem sentido, para quem está começando a perceber que palavras são feitas de pedaços.
- Predição de palavras ativada com cuidado: ela economiza esforço, mas vale observar se a pessoa está de fato escolhendo a palavra ou apenas aceitando a primeira sugestão.
Soletração emergente: a tentativa já é comunicação
Quando alguém começa a usar letras, raramente escreve a palavra inteira e correta. Pode digitar só a primeira letra, ou duas ou três consoantes, ou uma sequência que só faz sentido para quem conhece bem a pessoa. Isso não é erro: é escrita em construção, do mesmo jeito que o balbucio é fala em construção.
O que ajuda nesse momento é responder ao significado antes de responder à forma. Se a criança digita brg e aponta para a mochila, uma boa resposta é algo como: brigadeiro? Você quer brigadeiro. E, em seguida, mostrar tranquilamente a palavra completa, sem transformar aquilo em uma correção constrangedora. A pessoa aprende a ortografia convivendo com ela, não sendo cobrada por ela.
Atividades simples para o dia a dia
- Nomes importantes primeiro. O próprio nome, o de quem mora na casa, o do animal de estimação. Nomes carregam afeto e por isso grudam na memória.
- Caça-letras pela casa. Escolham uma letra do dia e procurem juntos: no rótulo do achocolatado, na placa do ônibus, na camiseta do time.
- Listas compartilhadas. Montem juntos a lista do mercado ou a lista de convidados do aniversário, alternando entre símbolos e letras.
- Mensagens de verdade. Escrever um recado curto para alguém que vai ler e responder dá um propósito que nenhum exercício de repetição consegue dar.
- Rimas e sons. Brincar com palavras que terminam igual ajuda a perceber que a escrita representa sons, não desenhos.
Parceria com a escola
O letramento de quem usa CAA precisa acontecer dentro da sala de aula, junto com a turma, e não apenas em atendimentos separados. Vale conversar com a equipe pedagógica sobre pontos concretos: como a pessoa vai responder às atividades de escrita, quanto tempo a mais ela precisa, como as avaliações podem ser adaptadas sem serem esvaziadas, e como garantir que ela participe das mesmas leituras que os colegas.
Uma pergunta útil nas reuniões é simples e direta: qual é o plano para esta pessoa aprender a ler e escrever neste ano? Se a resposta for vaga, é sinal de que o objetivo ainda não foi assumido por ninguém.
Aprender a soletrar não é deixar a CAA para trás. É ganhar mais uma camada de liberdade dentro dela.
Sinais de que o caminho está andando
- A pessoa demonstra interesse por letras, mesmo que ainda não as use para escrever.
- Ela reconhece o próprio nome escrito entre outros.
- Começa a usar a primeira letra de uma palavra para indicar o que quer dizer.
- Recorre ao teclado quando não encontra um símbolo na prancha.
- Corrige sozinha uma palavra que digitou, sinal de que está comparando o que escreveu com o que pretendia.
Esses avanços costumam ser discretos e chegam em ritmos muito diferentes. Vale registrar o que aparece, com data, para enxergar o movimento que o dia a dia esconde.
Um passo de cada vez, sem fila de espera
Não existe idade certa para começar a conviver com letras, e também não existe idade em que seja tarde demais. Adolescentes e adultos que usam CAA há anos podem iniciar esse percurso, desde que o material e as atividades respeitem os interesses e a história de cada um.
Se você acompanha alguém que usa Comunicação Aumentativa e Alternativa, um bom próximo passo é olhar para o sistema que essa pessoa usa hoje e se perguntar: onde estão as letras aqui? Se a resposta for longe demais, ou lugar nenhum, esse é o ajuste a fazer esta semana. O resto vem com convivência, tempo e a confiança de que ela tem muito a dizer.